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sábado, 24 de maio de 2008

Faça sua Moto Durar Mais.

Vamos conferir algumas sugestões em como conservar melhor sua motocicleta fazendo que todo equipamento possa durar mais. Alguns “motociclistas” acreditam que uma motocicleta foi feita para ralar mesmo, empreendendo altas rotações no motor, arrancando em velocidade ou queimando pneus, mas estas práticas equívocas apenas diminuem a vida útil do veículo causando o aumento do gasto em manutenção e consumo de combustível. Estas dicas foram retiradas do site www.motoseguranca.com.br. segue abaixo:

  1. Ao dar partida no motor ainda frio, evite acelerar. Deixe que funcione em marcha lenta por alguns minutos até que atinja aproximadamente 40 graus;
  2. Evite manter o motor ligado, com a moto parada, depois de suficientemente aquecido;
  3. Procure passar as marchas no “tempo” certo, sincronizando corretamente a rotação, para não causar trancos no câmbio e embreagem;
  4. Acelere e desacelere o motor sempre com progressividade, sem mudanças bruscas de velocidade;
  5. Procure antecipar as suas ações sempre que possível para não frear bruscamente. Isso economiza pneus e sistema de freios;
  6. Mantenha os pneus sempre calibrados, o que previne desgastes excessivos da banda de rodagem e evita esforço extra do motor;
  7. Se possível, procure abastecer somente em postos que ofereçam combustível de boa qualidade..... ta difícil;
  8. Troque o óleo do motor, bem como o filtro correspondente, após transitar em locais alagados ou muito poeirentos. Ou sempre que notar alterações de cor no lubrificante, causadas por contaminação com água (esbranquiçado) ou outros produtos (esverdeado);
  9. Mantenha sempre limpos os filtros de ar e combustível. No casso de componentes descartáveis, troque-os sempre que “enfrentar” viagens ou abastecimentos em locais sujeitos a muita fuligem, poeira ou sujeira;
  10. Verifique regularmente a carga da bateria e o nível de solução (se necessário), para prevenir sobrecargas e esforços extras no sistema elétrico;
  11. Não permita que a corrente de transmissão trabalhe folgada ou sem lubrificação, o que causa desgaste prematuro e aumento do esforço do motor;
  12. Não faça adaptações de escapamentos, rodas e outros componentes que não tenham a aprovação do fabricante;
  13. Faça as revisões periódicas em concessionária autorizada. A economia nem sempre compensa;
  14. Após receber a moto de uma revisão ou conserto, faça uma verificação para confirmar se os serviços foram realmente feitos e se não ficou nada mal apertado ou fora do lugar.

Bem gente agora é com vocês.

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