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sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A Escolha da Oficina...

Seguem aqui algumas recomendações, que auxiliarão na decisão de aprovação quanto à execução dos serviços de manutenção de sua moto:


1º - Verifique a aparência, estrutura e organização da oficina eleita;

2º - Observe o ferramental/instrumental, disponível;

3º - Procure conhecer os profissionais e seus procedimentos de trabalho;

4º - Cuidado quando a entrada na oficina for interditada; sua presença não deverá ser indesejável, solicite somente os esclarecimentos necessários e pertinentes à sua moto, porém não esqueça que trata-se de um ambiente de trabalho e não de bate-papo;

5º - Sinta a coerência e objetividade dos esclarecimentos do diagnóstico;

6º - Se necessário, questione maiores detalhes;

7º - Consulte clientes da oficina, quanto à satisfação do atendimento;

8º - Solicite orçamento detalhado (Mão de obra e peças);

9º - IMPORTANTÍSSIMO, solicitar demonstração do problema/defeito diagnosticado;

10º - Uma vez conhecido o problema apontado, NÃO DEFINA a aprovação, sem antes comparar os preços de M.O. e PEÇAS;

11º - Avalie, compare e APROVE ou REJEITE o orçamento apresentado, no TODO ou em PARTE;

12º - Muitas vezes, nos valores das peças, poderá haver divergências dos preços, entretanto deverá ser observada a originalidade, bem como a marca da peça orçada, cuja opção e alternativa terão custos ABSURDAMENTE VARIÁVEIS, mas a escolha será sua;

13º - Com a comparação dos valores, negocie CONDIÇÃO DE PAGAMENTO E/OU DESCONTOS;

14º - Uma vez APROVADO, não há mais o que discutir e nem comparar e, TAMPOUCO RENEGOCIAR;

15º - Tomados estes cuidados, resta somente aguardar o prazo para entrega da moto, o qual poderá variar, conforme disponibilidade de entrega das peças a serem substituídas;

16º - Outro item que também dá uma certa credibilidade é verificar se a oficina está credenciada em Cias. Seguradoras, denotanto pelo menos, a perfeita regularidade do comércio em questão;

17º - Em termos administrativos, observe como são gerenciados: cadastramento de clientes, controle das ordens de serviços e seus conteúdos, pois em casos de eventual necessidade, as informações estarão disponíveis a qualquer momento. Uma oficina organizada administrativamente terá à mão, no mínimo, para cada O. S.: datas, kilometragem, discriminação de mão de obra, relação de peças e respectivos preços.

IMPORTANTE: Muitas vezes, a alternativa do fornecimento (pelo cliente) das peças à oficina acarretará maiores despesas, tendo em vista o tempo dispendido para pesquisa, deslocamento para compra, deslocamento para entrega à oficina, etc., além de, principalmente, se correr o risco de adquirir peça diferente da exigida, obrigando o proprietário da moto a responsabilizar-se pela troca em questão. Portanto, convém avaliar também este ponto que, na maioria das vezes, resultará no cômputo final, em PREJUÍZO.

Na exigência da GARANTIA dos serviços prestados, além de constar em legislação, convém salientar que, a oficina responderá por garantia total, somente quando o fornecimento das peças for de sua responsabilidade (oficina) e executar os serviços pertinentes. Caso as peças e/ou acessórios forem fornecidos pelo cliente, a oficina responderá somente pela MÃO DE OBRA correspondente, tendo o direito de cobrá-la novamente, em casos de substituição das mesmas por defeitos nelas constatados.

Lembre-se que qualquer oficina PRECISA DE CLIENTES e VOCÊ PRECISA DE UMA OFICINA que cuide da sua moto, conforme sua exigência, portanto o acima descrito balizará as orientações BÁSICAS para que você mantenha uma BOA relação comercial e, principalmente de AMIZADE, onde DIREITOS E OBRIGAÇÕES tem fundamental importância em qualquer que seja a relação, essencialmente quando RESPEITADOS.

Fonte: GEPETO'S MOTORCYCLES - São Paulo (SP)
Roberto Ruggero (GEPETO)

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